sábado, 31 de maio de 2008

Travessia Pilões - Pedrinhas

No último dia do feriado, planejávamos fazer um trilha leve e rápida (para eu voltar cedo para São Paulo fugindo do trânsito) e decidirmos descobrir para onde levaria o caminho à esquerda da bifurcação Pilões - Belém. Na realizada procurávamos uma represa nos Pilões.

Após a bifucação avistamos a serra e lá em cima uma estradinha de terra onde provavelmente iríamos passar. Após uma sessão de descanso com barrinha de cereal, seguimos um retão que logo virou uma subida para alguns kilômetros depois chegarmos numa ponto de decisão. Para cima ficava Nazaré, em frente o Mosteiro e para a direita, Pedrinhas.

Escolhemos subir em direção a Nazaré e após uma íngreme subida, chegamos no que achamos ser uma parte do mosteiro. Pedimos informação a um padre que nos indicou a trilha para a Pedrinhas, na realidade a estrada municipal Antonio Vieira Cortez, que seguimos quando descemos. Ficou claro que a trilha (a estrada) era selvagem e o trecho iria ser de aventura. Nessa estrada não passava nem 4x4 e o mato tomava conta da trilha e após passarmos uma porteira começamos a subir, só que a trilha agora era formava por duas valetas e erosões, onde era impossível pedalar. Subimos uns 5 kilômetros praticamente empurrando as bikes, que levou mais de uma hora. Essa foi a pior parte da trilha.

Chegando no topo do morro, fizemos um pit-stop e logo iniciamos a descida. As valetas continuavam e em muitos trechos não dava para pedalar. Tínhamos que empurrar as bikes na descida ou carregarmos as magrelas no ombro. Logo veio o trecho mais radical, um single track de uns dois kilômetros onde pudemos tirar o atraso, e que loo terminou num lago. Será que essa era a tal represa que haviam nos indicado ?

Após outra pausa, continuamos o trecho de relevo, onde chegamos numa bifurcação. Na dúvida e já detonados pelo trecho punk que havíamos passado, resolvemos bater num sítio próximo e perguntar. O caminho a esquerda nos levaria para o bairro das Pedrinhas, direto na Fazenda Esperança, centro de recuperação de drogados famoso na região e que tinha recebido a visita do Papa em sua última visita ao Brasil. Esse trecho foi bem radical, com algumas descidas técnicas e um visual legal, por trechos bem montanhosos.

Chegando nas Pedrinhas, após uma pausa merecida, em menos de 20 kilômetros de asfalto estaríamos em Guará. Esse foi sem dúvida o pedal mais pesado que fizemos na região e claro valeu pela aventura.
Classificação:
- Dificuldade: Difícil
- Distância: 59,3 km
- Visual: Paisagem selvagem, remota e com pontos de altitude
- Percurso: estradas de terra, trechos intransitáveis até de jipe, single tracks e volta pelo asfalto
- Tipo: aventura, com relevo acentuado, com subidas intermináveis e alguns trechos radicais de downhill

A seguir seguem a altimetria, o mapa e o percurso do Google Earth em tilt.





Nenhum comentário: