sábado, 10 de maio de 2008

Trilha São José dos Campos - Monteiro Lobato

Já no fim do feriadão, com a previsão de um dia com "céu de brigadeiro" não resisti ao convite desse pedal. Bike no carro, me encontrei com o Xoxota na casa dele em São José dos Campos e lá botamos as duas bike no carro dele e seguimos para a estrada que vai para Monteiro Lobato. Chegamos no Queijo Cremoso e após equiparmos, seguimos para a trilha, que sai do asfalto pega um caminho alternativo para a cidadezinha que estávamos por conhecer. Os primeiros kilômetros eram só subida que se revezava com alguns trechos planos. Numa das subidas íngremes, nós em primeira marcha literalmente "moendo cana" quase fomos atropelados por um cara em sentido contrário a uns 50 km/h. A sorte era que o cara era bom de braço, por que passou entre eu o o Xoxota num espaço de 1 metro entre nós. Vencemos a primeira montanha e lá no alto, com aproximadamente 800 metros de altitude se encontrava a bifurcação para São Francisco Xavier (fica para a próxima) e Monteiro Lobato.
Seguimos agora no primeiro downhill do passeio e que tesão de descida, daquelas que enchem os olhos de lágrimas por causa da emoção e do vento na cara. A trilha se alternava entre trechos planos, pequenas subidas e pequenas descidas, com alguns riachos pelo caminho. Logo começou a subida da segunda montanha e andávamos num ritmo bom, quase sem parar. No alto do morro paramos e depois de um minutinho começamos o segundo downhill, só que agora a estrada tinha barro e caminhos fundos feitos pelas rodas dos carros, ou seja, uma bobeira significava chão.
A descida foi uma daquelas. O Xoxota na frente (ele conhecia a descida por já ter passado lá antes) e eu atrás, ambos a uns 50 km/h no meio do barro (as vezes com areia) e das valetas. Sabíamos que existia uma curvinha daquelas, que fizemos sem problemas. Simplesmente radical a descidinha
Vencida a descida sem maiores danos e com muita adrenalina encontramos o asfalto (a mesma estrada onde paramos o carro, só que uns 20 km pra frente) e após uns 2 km de subida chegamos a Monteiro Lobato, meio cheios de barro na roupa e nas bikes.
Logo na praça central demos uma reforçada no estômago (desta vez troquei a cerveja por suco de laranja e pão de queijo) e uma descansadinha básica para logo seguirmos de volta pela mesma trilha. Agora era fácil, porque os downhills virariam subidas íngremes e as subidas virariam downhills. O único acidente foi bem light: numa subida o Xoxota perdeu o equilibrio numa valeta e chão, ou melhor, barro. Nessa subida, que pensávamos ser o maior problema, vencemos fácil. Quando descemos ela, deu a impressão dela ser mais longa, mas rápido chegaríamos ao topo do primeira montanha no caminho de volta. O caminho agora já era conhecido, ou seja, após a descida, um trecho com poucos desníveis e após uma subida/descida e já chegaríamos no fim da trilha. A trilha foi ótima, com uns 45 kms, subidas e descidas boas, clima bom e visual legal. Como próximo desafio para essas bandas, queremos fazer o caminho para São Francisco Xavier. Qualquer dia desses vamos lá. Segue o mapa (caminho completo Casa do Xoxota - Queijo cremoso (onde começamos a trilha) - Monteiro Lobato, a foto do Google Earth (só a trilha) e a altimetria ida-e-volta (também só da trilha).


Nenhum comentário: