sábado, 31 de maio de 2008

Pedal para o Jararaca pelo Broca

No sábado do feriado fizemos um passeio diferente, mais estilo aventura. Eu já queria a um tempo descobrir onde sairia um estradinha chamada estrada do Rio das Pedras, que passamos ao ir para a Igreja de Santo Expedito (uns meses atrás), mas em vez de ir pela estrada por onde eu conhecia, decidi encontrá-la indo pelo Broca. O pior é que o Google Earth não tinha imagens de alta resolução do local. Então no GPS fomos com só uma parte da trilha, mas vamos arriscar ...
Seguimos para o bairro do Campinho, onde logo chegamos ao Broca. Tinha muito tempo que eu não passva por lá e seguindo em frente pela rua principal do bairro logo chegamos ao fim do asfalto. Nesse instante fomos agraciados por uma subida daquelas, de primeira (marcha). O visual começava a mudar e logo podíamos avistar grande parte da cidade e da zona rural daquele lado.


Uma LT (linha de transmissão) nos acompanhava pelo caminho e a estrada ficava cada vez mais interessante, com trechos estreitos pelo cume dos morros e outros trechos sinuosos. Dava até para fazer um downhill, mas existia a chance de cruzarmos com carros pelo caminho. O visual era fantástico !

No fim da descida, o GPS nos mandava sair da estrada (que nos levaria de volta para Guará, mais precisamente para o Clube dos 500). Aqui começava a aventura. Passamos as bikes pela cerca e subimos a montanha, impossível de pedalar por causa das lombadas que existiam (provavelmente para conter a chuva). A montanha não tinha fim e gastamos muito tempo empurrando a bike pelo meio do mato. Lá em cima encontramos outra cerca e após um trecho plano pelo mato, chegamos na descida, com as mesmas lombadas, só que com muito mais mato. Nem adiantava procurar a trilha, porque o mato havia enconberto tudo e ás vezes a gente machucava a perna nos espinhos que encontrávamos pelo caminho.

O fim da descida, agora só de terra, exigia uma técnica maior, porque a inclinação muito forte certamente derrubaria para a frente os menos desavisados. Mas a aventura ainda não havia acabado e para a nossa surpresa o pouco de trilha que existia acabava num riozinho. Na beira do rio avistamos a estrada, do outro lado. Escolhemos o melhor lugar para atravessar e bike na água.

Na estrada, sabíamos que a direita voltaríamos para Guará e a esquerda poderíamos alcançar a estrada do Rio das Pedras, nosso destino planejado. Seguimos pela esquerda e a uns dois kilômetros a estrada acabou na Fazenda Jararaca. Como já estava meio tarde (mais de 16:00 horas) e não tínhamos faróis arriscamos a última tentativa pegando um estradinha que cruzamos, claro, pulando outra cerca. Era um terreno de Eucaliptos (provavelmente da Votorantim) e era notório que havia muito tempo que não passava carros por ali, por causa do mato. Subimos bem e logo a estrada acabava de vez num matagal no topo do morro e em uma cerca. Lá na frente, uns 2 morros depois eu avistava o asfalto, mas como já eram quase 17:00 horas, decidimos voltar. Após um pequeno capote no mato (a roda da frente entrou num buraco e eu fui ... para o chão), voltamos descemos a estrada e logo saímos do terreno da Votorantim. Agora na estradinha conhecida em 10 kilômetros chegaríamos em Guará, pelo bairro da Pedreira.
Classificação:
- Dificuldade: Difícil
- Distância: 26,8 km
- Visual: Fantástico (a estradinha depois do Broca é muito bonita)
- Percurso: Partes de estrada de terra com trechos de mato sem trilha e muito morro
- Tipo: Muita subida e descida

A seguir seguem a altimetria, o mapa e o percurso do Google Earth em tilt.



Nenhum comentário: