terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Pedal para Roseira pelos Motas

Numa terça-feira, dia 30 de dezembro, bem próximo ao Reveillon, com um sol de rachar o côco, não consegui acordar cedo e deixei para pedalar pela tarde. Teria que ser um pedal um pouco rápido para voltar bem antes do por do sol, então decidi fazer a continuação do pedal de ontem, que fiz Aparecida pelos Motas (depois fui para as Pedrinhas), só que hoje eu continuaria a estrada dos Motas, com cuidado para não ir para Lagoinha e seguiria direto até Roseira.
Saí de casa com um sol daqueles, por volta das 14:30 da tarde e segui para a estrada dos Motas, que começa no Tamandaré. Uns 5 kms depois de entrar na rua Tamandaré eu já avistei na entrada da estrada que sai em Aparecida (caminho que fiz na segunda) e continuei reto. Alguns quilômetros depois já estava na Represa dos Motas. Me aventurei a entrar na porteira da barragem para conhecer o lugar, mas fui bem mal recebido pelo toglodita que toma conta. O DAEE precisa reciclar seus funcionários ... Continuei o pedal e sabia que a uns 2 kms da porteira da barragem haveria alguma entrada a direita que eu teria que pegar e se eu passasse reto iria para Lagoinha. Achei a entradinha e para variar mais parecia a entrada de um sítio, mas logo que peguei essa nova estrada, pelo GPS tive a certeza que estava andanda na direção certa (eu estava sem a trilha no GPS - me guiando apenas pela aproximação de Roseira).
O tempo todo eu estava pedalando ao lado da cadeia de montanhas que beira a Via Dutra (a Dutra estava depois das montanhas - a captura do Google Earth no fim desse post apresenta melhor) e o visual era fantástico. Existiam alguns sítios por lá, alguns riachos, enfim o lugar é show. Em algumas paradas para água (debaixo de árvores - o sol estava muito forte) tirei algumas fotos e pude apreciar o lugar.

Pelo Google Earth em casa, sabia que uns 5 kms depois dessa estradinha à direita eu chegaria eu teria que pegar outra vez à direita, porque à esquerda teria outra estrada que levaria à Lagoinha. Voltei a pedalar e vi que agora o trecho predominante era de subida, mas subida leve. Olhando para a estradinha, dava para observar que a cadeia de montanhas ia diminuindo de altura. Logo achei mais alguns sitios pelo caminho e até essa pequena igreja.
Em uma subida achei a tal entradinha à direita, bem próxima a um belo sítio/fazenda da região. Para variar eu tive que parar para tirar uma foto do lugar.

Continuei subindo até logo começar um trecho de asfalto, que se transformaria em uma descida das boas. A descidinha era bem doida e dava para pegar uma boa velocidade, mas o cuidado a ser tomado eram com as motos e carros que vinham em sentido contrário (de vez em quando cruzava com algum veículo), com os buracos (eram muitos) e com a terra/pedra que existia em cima do asfalto. Logo depois cheguei na estrada Vargem Grande Paulista e pouco mais de um quilômetro para frente cheguei na Via Dutra, onde peguei a viaduto, que passa por cima da rodovia, passei por dentro da cidade de Roseira e peguei a estrada velha Rio - São Paulo, onde parei para tomar um caldo de cana geladíssimo que me deu a energia suficiente para chegar voando (pedalando ...) em Guará, passando por dentro de Aparecida.
Na foto a seguir que tirei do viaduto em cima da Dutra, em Roseira, dá para ver a cadeia de montanhas (a direita), já baixa, que separa a rodovia da trilha.

Ao todo foram 50 kms quase exatos de pedal, no quinto dia seguido de aventuras sobre duas rodas pela região.
A seguir seguem o mapa, a altimetria e a captura do Google Earth do trajeto.



No link a seguir está a página do Garmin Connect com os detalhes do pedal: http://connect.garmin.com/activity/1646672

No link a seguir está a trilha em formato gpx (para GPS Garmin e software MapSource - Se o arquivo aparecer como .xml, altere a extensão para .gpx - Use salvar como): http://romulocsp.googlepages.com/PedalparaRoseirapeloMotas.gpx

Nenhum comentário: