domingo, 28 de dezembro de 2008

Pedal para Lorena pela estrada das Posses

Depois de três dias acordando e dormindo com a chuva e p da vida por causa do tempo que não melhora, aproveitei o domingão de sol para pedalar logo que acordei cedo e vi a cara do tempo. No sábado eu já tinha feito um pedal por Guará, que rendeu uma esticada até Aparecida e claro, voltei molhado para casa por causa da chuva.

Como meu companheiro de pedal não acordou, este foi um passeio solitário e acabei escolhendo um destino não muito extenso que eu já estava querendo fazer a um tempo: estrada das Posses (pelos lados da Colônia do Piagui) até a BR que liga Lorena-Itajubá.
Comecei o dia pedalando em direção à Colônia e pegando a esquerda no fim do asfalto. O dia estava bonito, com algumas nuvens carregadas próximo à Serra da Mantiqueira, mas o sol prometia permanecer por muito tempo ainda. Uns 500 metros de estrada de terra e senti a roda no chão: pneu dianteiro furado. Essa foi a primeira vez durante uma trilha que aconteceu isso, mas como eu sempre ando preparado, com câmara de ar, ferramentas e até um kit de remendo (caso o pneu fure mais vezes), isso só me rendeu uns 20 minutos de atraso. O que mais demorou foi procurar (e não encontrar) o causador do furo, já que se eu não retirá-lo do pneu, outro pode acontecer.

Após o conserto do pneu, voltei ao pedal, seguindo direto até o fim da estrada e pegando à direita na estrada das Posses. Segui reto pela estrada passando por alguns sítios e fazendas, que apesar das chuvas constantes dos últimos dias, apresentava poucos pontos de barro. O relevo apresentava pequenos morros, com subidas e descidas não muito íngremes, que fazia render o pedal. Um pouco mais para frente passei reto onde tinha que virar à direita para seguir a trilha do GPS em direção à BR. Só vi mais de 1 km depois (quando a gente anda com o zoom da trilha muito alto fica difícil ver pequenos detalhes no GPS) e voltei para achar a entrada, que é meio escondida, já que é uma bifurcação meio esquisita, que mais parece a entrada de um sítio. Agora sim estava na direção certa.
Algum tempo depois cheguei no ponto de descisão: ou continuava reto na estrada de terra para sair na BR já próximo de Lorena ou virava à esquerda para pegar um trecho maior de terra e sair na BR mais próximo de Piquete. Escolhi a segunda opção.
A estradinha se tornava bem sinuosa e estreita, mas o relevo que tornou-se um pouco mais acentuado não chegava a ser tão desafiador. A paisagem era espetacular. Uns dois kilômetros depois já avistei a estrada que eu teria que pegar a direita para sair na BR.

Pegando essa nova estradinha, o relevo ficou mais plano e o lugar tinha cara de "mais habitado". Logo eu estaria chegando na BR, num retão depois da antiga Faenquil (hoje USP), onde aproveitei para tirar umas fotos e me hidratar, já que dali em diante seria alto giro, continuando na BR e pegando a Via Dutra para chegar em casa.

A BR tem acostamento, que dá pra evitar tomar "fina" dos caminhões e ônibus que circulam, mas o vento contra dificultava um pouco o ritmo. Eu podia também ter ido por dentro da cidade, mas passaria por alguns bairros meios perigosos de Lorena, então decidi manter o trajeto previsto, que foi feito em 1 hora exata até em casa.

A seguir, seguem o mapa com a trilha feita, a captura de tela do Google Earth em tilt (com destaque para o ponto mais próximo à BR) e a altimetria. Como eu esqueci de zerar o GPS no início da trilha, os 30 kms iniciais se referem ao pedal de sábado à tarde, de Guará a Aparecida.



Os detalhes do pedal podem ser vistos no Garmin Connect, no link: http://connect.garmin.com/activity/1634179

Para fazer download da trilha do GPS (formato .gpx), clique no link (use Salvar Como): http://romulocsp.googlepages.com/TrilhaPosses.gpx

Nenhum comentário: