segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Pedal misto pelos Motas - Aparecida - Potim - Pedrinhas com capote

Depois de um dilúvio na noite anterior (São Pedro mandou mais que os 3 mm da previsão da UOL) fiquei meio na dúvida se ia ter condições de rolar esse pedal, na segunda, dia 29 de dezembro, bem próximo ao Reveillon. Quando me perguntavam sobre oque eu iria fazer no fim de ano, respondia: "pedalar muito e beber muita cerveja", mas só o primeiro eu estou cumprindo ... é que os dois não se combinam ...
O dia amanheceu em uma incógnita, parecendo que ia chover, com céu completamente fechado e até meio frio. O Larica sugeriu ontem fazermos Guará - Pinda pelas Pedrinhas, mas hoje ele desistiu e então eu propus um trecho que vi ontem no Google Earth: Ir para Aparecida pelos Motas, passando pelos morros.
Começamos o pedal indo em direção a Rua Tamandaré (caminho que eu já fiz em muitas outras trilhas) e a única referência que eu tinha era que devíamos entrar a direita aproximadamente 4,5 km depois de passar por baixo da Dutra. Essa rua vira uma estrada, chamada Estrada dos Motas, e na distância certa achamos a estradinha à direita, que primeiro é uma descidinha safada, mas depois vira um subida daquelas, cheia de valetas e bem íngreme, onde era difícil pedalar clipado (eu arrisquei em alguns trechos, porque acho que empurrar a bike cansa muito mais que pedalar na subidona).

O tempo começava a esquentar e a subida ainda resistia a ser vencida, mas quanto maior é a subida, melhor é a descida (esse foi o problema - relatado mais adiante ...) e melhor é o visual. Após vencê-la, chegamos no alto do morro que separa Guará de Aparecida no lado dos Motas e vimos que existem ainda outros morros muito mais altos, mas não no nosso caminho (esses certamente vão rendem outros pedais para explorarmos a região). A vista era muito legal e podíamos ver bem o lado de Guará (os morros voltados para o lado dos Motas - direção de Lagoinha) e o lado de Aparecida - Potim (podíamos ver as duas cidades). O mais interessante é que tinham várias casas por lá, porque apesar de estarmos bem alto, estávamos bem próximo ao bairro da Santa Rita em Aparecida.
Após um breve descanso, umas fotos e água, descemos o morro em direção à Aparecida, mas um erro meu (alías, dois ...) quase estragaram meio passeio: exagerei na velocidade da descida, com meus óculos muito embassados/molhados e não vi uma valeta. Conclusão, tomei um capote na descida (ou comprei um terreno, como queiram ...). Graças a Deus não meu machuquei e graças ao meu capacete não estourei minha cabeça, porque meu capacete quebrou (reparem na trinca do capacete na foto a seguir - tirada em casa quando cheguei). Alguém ainda acha que capacete não serve para nada ? Além disso só um raladinho bem leve no braço ...
Quem pedala está sujeito a uns tombos, fechadas de carro, etc. Então o negócio é estar preparado e com equipamento de segurança. Recuperado do susto continuamos a descer e logo chegamos na Rua Padre Gebardo em Aparecida, de onde decidimos ir para o lado da penitenciária do Potim. Passamos por baixo da Via Dutra, continuamos descendo e saimos quase em frente a Basílica, de onde seguimos rumo a ponte que liga o Potim a Aparecida. Continuamos reto seguindo as instruções de rota do meu GPS com destino ao Hotel 7 Lagos, que fica próximo as Pedrinhas, mas o mapa do GPS (o City Navigator Brasil V4) estava me mandando para uma rua que não existia, já na parte de terra do Potim. Decidimos voltar para o asfalto e seguimos as placas em direção à Penitenciária. Mudei o mapa do GPS para o Tracksource (TRC Brasil V 5.11) e já pude avistar nele o trecho de estrada de terra que liga Pindamonhangaba ao bairro das Pedrinhas. Logo chegamos na entrada da estrada onde a placa indicava o percurso a ser feito.
Iniciamos esse novo trecho de terra sentido Guaratinguetá e podíamos apreciar a vista da serra que estava à nossa frente. Logo chegamos num T, onde para a direita iríamos para o Hotel 7 Lagos, mais próximo de Guará, e para a esquerda alongaríamos o caminho até as Pedrinhas. Escolhemos a última opção e após um trecho de pedal nos deparamos com um dos únicos obstáculos que encontraríamos no caminho: um big poça d'água.

Um tempo depois encontramos a estrada Pinda - Pedrinhas, que nos primeiros trechos que padalamos nos presenteou com uma subidinha daquelas, que de tão íngreme era asfaltada (só a subida - depois que ela acabou, voltou a terra ...). Chegando na estrada Pedrinhas - Guará, decidimos ainda tomar uma cervejinha nas Pedrinhas, já que estávamos a uns 500 metros desse bairro. Depois da cervejinha, o retorno foi tão redondo como a forma que ela desceu.
Logo eu chegaria em casa, depois de 60 km de pedal e com um sol no estilo queima-couro. A seguir estão o mapa, a altimetria e as capturas do Google Earth, primeiro do trajeto total e depois com foco para a parte montanhosa de Guará-Aparecida, pelos Motas.



Os detalhes do trajeto estão no link: http://connect.garmin.com/activity/1634172
O arquivo em formato .gpx (MapSource) do GPS está no link: http://romulocsp.googlepages.com/TrilhaMotas-Pedrinhas.gpx

Nenhum comentário: