segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Pedal São Paulo - Santos pela Estrada da Manutenção

Até que enfim, depois de meses querendo fazer esse pedal, consegui unir o tempo, a galera e o ânimo para percorrer esse que é um clássico dos pedais da galera de Sampa. O tempo estava pronto para desabar (e caiu um dilúvio em São Paulo, bem depois da gente ter saído) e ainda deixei a decisão da F1 de lado, mas em cima da bike tudo é alegria ...
As 7:30 encontrei o pessoal da Pedal Paulista no estacionamento perto do Terminal Jabaquara ( ... e pertinho de casa), acertamos as coisas, batemos um papo e pé no pedal. Pegamos a Imigrantes e mal esquentamos o esqueleto, rolou uma paradinha no Posto. Foto daqui, uns salgadinhos dalí e voltamos novamente. Pegamos um single track um pouco mais para frente para matar a saudade de um trecho de terra, fizemos umas fotos e pegamos a estrada de novo.

Na Imigrantes, passamos o pedágio (que gostoso passar sem precisar pagar ...) e em um determinado trecho, atravessamos a pista para chegar no Rancho da Pamonha. Os comilões fizeram mais uma boquinha e após um pequeno trecho na contra-mão da Imigrantes, achamos a entradinha para a famosa estrada (com um guard-rail impedindo a entrada de carros). A estrada é deserta, cheia de buracos e cheia de vestígios de macumbas e rituais estranhos (de noite aquela estradinha deve ferver ...). Logo após inicia-se o trecho de serra, que é uma delícia para pedalar. Bem no início, mais uma parada no Mirante para umas fotos, e agora vamos em frente.

Os mais habilidosos foram na frente, aproveitando os trechos de cotovelos e declives acentuadíssimos, onde a adrenalia corria a mil e com o risco de tomar um capote feio, já que tinham muitos buracos, muitas folhas de árvores caídas e um pouco de limo no asfalto. Na adrenalina, percebia-se o cheiro de queimado que vinha dos discos de freio da bike (mesmo com o uso intenso mantiveram o bom rendimento).
Logo vinha o trecho próximo as pontes da Imigrante, onde ora passávamos por baixo, ora por cima, ora do lado. O visual era fantástico e a engenharia empregada na construção era fascinante (o que seria do mundo sem os engenheiros ???) Algumas pontes deviam estar a mais de cem metros de altura.

Em alguns pontos a vista é espetacular ...


... e pode ser apreciada melhor de bike (quando iríamos passar por aqui se não estivéssemos de bike ?) ...

Logo chegamos num dos pontos legais, o túnel que cruza a Imigrantes: é um tunel vazio que cruza a pista dentro de outro túnel.

Mais para baixo chegamos na piscina, onde os mais corajosos arriscaram um tibuuummm.

Algumas subidinhas básicas e quando estávamos próximos a portaria do Parque Estadual da Serra do Mar, um dos bikers que estavam com a gente acabou comprando um terreninho numa curva, o que lhe rendeu um deslocamento no ombro e uma volta de ambulância. Após os primeiros socorros, paramos na portaria onde esperamos o resgate e aproveitamos para fazer algumas fotos ...


No fim do trecho de aventura, resta o momento mais tenso: passar no meio da favela na chegada à Cubatão. Até que eu esperava algo pior, já que tanta gente falou de assaltos naquele trecho, mas nossa passagem foi tranquila. Chegando a Cubatão, parte do grupo (um pessoal que encontramos do Rancho da Pamonha) ficou por lá para seguir para Mongaguá e nós continuamos para Santos. No ínicio do trecho plano de pista, logo percebi que se tratava de um peguinha e lá vamos nós. No acostamento, mantendo 40km/h, 80 RPM de cadência e meu amiguinho apitando sem parar indicando que eu estava com mais de 185 bpm, acompanhei o pelotão até a entrada de Santos, num sprint demorado, mas bom demais. Deu para desenferrujar legal !!! Próxima parada, rodoviária, onde eu decidi seguir para São Paulo para pegar o finalzinho do GP do Brasil de Fórmula. O restante do pessoal ainda ficou em Santos para passear pela praia, mas minha missão estava cumprida: a Manutenção já era ...

Fiquei de colocar a imagem do Google Earth em tilt, então aí vai:



O total pedalado foi de 73,6 km e a trilha do GPS, mais os dados de altimetria e etc podem ser vistos no link:

http://connect.garmin.com/activity/1239217

Nenhum comentário: