sexta-feira, 2 de julho de 2010

O que eu preciso saber para comprar minha bike ?

Várias pessoas já me perguntaram sobre que bike comprar, preços, etc e como eu, quando comecei tinha várias dúvidas sobre o assunto. Por isso, bolei um resuminho do que é bom saber antes de comprar uma (a primeira) bike.
Antes de tudo, deve-se pensar no seguinte: Para que vai servir a bike? Para fazer trilhas pesadas ou para passear no parque? Se for para passear, com certeza a bike mais barata que você achar será uma boa opção, mas pense jamais em exigir performance dessa bike. É bom saber o porquê da bike porque uma de boa qualidade custa muito caro.
Saiba que bike é quadro e componentes:
  • Quadro: compre uma bike com um quadro de qualidade, porque um ruim quebra e dependendo da velocidade em que isso acontecer, você também se quebrará todo. Algumas marcas como a Trek dão garantia vitalícia para o primeiro dono (isso prova que ele é bom);
  • Componentes: de nada adianta um quadro top de linha, levíssimo, com componentes xing-ling. Para mountain bikes, tem que ser Shimano ou Sram. A sopa de letrinhas separa o simples do top. Os Shimanos começam com Altus (21 marchas), Acera e Alívio (24 marchas), Deore, SLX, XT e XTR (27 marchas). Os Sram começam com X5 e terminam com X0 (para ambas existem alguns modelos intermediários pouco conhecidos). Quando a gente fala componentes, entenda câmbios, passadores de marcha, pedivela, pedal, cassete, cubos, freios e até rodas. XTR e X0 são para competição, ou seja, extremamente leves, caríssimos e às vezes não muito resistentes.
Algumas dúvidas que aparecem:
  • Que componente comprar ? a diferença de precisão, peso e preço entre um componente Altus e XTR é gritante. Um câmbio traseiro Altus deve custar uns R$ 50,00 e um XTR uns R$ 700,00. Peso eu não sei de cabeça, mas já vi câmbio Altus entrar na roda da bike em descida e ir tudo para o beleléu (ele é pesado e bate muito, motivo pelo qual em descidas rápidas acontece de vez em quando dele bater nos raios e entrar na roda - prejú de cambio, roda e as vezes de biker ...). Isso mostra que para performance tem que ter componentes bons. Dependendo do seu nível, para trilhas Deore tá bom demais. 
  • Quadro full-suspension ou hard-tail ? O primeiro refere-se a quadros de bike com suspensão na frente e atrás. Bikes com esse quadro são mais ágeis na descida, mais confortáveis, mais seguras, mas também muito mais caras e um pouco mais pesadas. Os quadro hard-tail são das bikes com "traseira dura", ou seja, com suspensão apenas na frente. Para descer trilhas perdem das full, mas são mais leves. Lembre-se que uma boa full tem que ter trava na suspensão traseira, porque com a suspensão mole você perde muita força na pedalada. Se eu tivesse dim-dim sobrando, tinha comprado uma full faz tempo.
  • Freios a disco ou v-brake ? disco virou moda, barateou, mas veja as diferenças: Disco  freia muito melhor, cansa menos em longas descidas, não detona a roda e manutenção é muito menor que v-brake (manutenção = trocar pastilha de freio).V-brake é mais leve que disco, mais simples e mais barato. O V-brake tem algumas desvantagens, como mal funcionamento em rodas empenadas e se sujar a roda de lama a eficiência  diminui. Existe ainda disco hidráulico e mecânico. O hidráulico funciona com fluído, semelhante ao sistema de motos e mecânico funciona com cabo. Tenha em mente que cabo arrebenta e ainda tem resistência. Hidráulico é bem mais macio e mais potente (você aperta com menos força para ter a mesma frenagem). Para mountain-bike, vá de disco hidráulico.
Ainda pense nisso antes de pensar em uma bike:
  • Peso: bikes de baixa qualidade pesam mais de 15 kg, medianas pesam cerca de 13 kg e de competição abaixo dos 10 kg. Isso vale para as conhecidas mountain-bikes (bikes de cross country). Bikes de downhill, mesmo as tops de linha, pesam muito mais que 15 kg e por isso são impraticáveis de se pedalar por ai (servem apenas para descer montanhas). Tenha em mente que de 100 em 100 gramas você tira vários quilos de uma bike (e esvazia muito seu bolso). Tem loja que você acha até balança para pesar bike, peças, etc. Tem gente que acha frescura ...
  • Marca: Considere como marcas boas Trek, Specialized, Scott, Cannondale, Merida, Fuji, KTM e Orbea. Caloi e Sundown também fabricam bikes boas (Sundown fabrica até bike de competição), mas também fabricam bikes ruins (diga-se bikes para passeio).
  • Preço: Infelizmente é difícil achar uma bike boa por menos de R$ 2 mil. Uma bike boa com componentes Deore custa a partir de R$ 3 mil. Com componentes XTR custa mais de R$ 10 mil. Avalie o quanto quer gastar e veja se a bike vai te atender bem. 
  • Tamanho do quadro: tem gente que teve bike a vida toda e nem sabe que quadro tem tamanho. Alguns fabricantes diferenciam o tamanho por S (Small), M (Medium), L (Large), XL, etc. Outros pelo tamanho em polegadas (15, 17, 19, 21, etc). O ideal é fazer um bike fit onde for comprar a bike para ver se ela se enquadra ao seu corpo. Pelo menos pedale a bike antes de comprar para ver se ela está confortável. Tamanho da bike tem a ver com tamanho do biker. Pessoas baixas usam 16, 17, pessoas medianas, 18, 19, pessoas altas e grandes, tamanhos maiores que 20. Eu tenho 1,76 mts e tenho uma bike 17,5. Saiba também que bikes menores são mais ágeis e bikes maiores sobem melhor (bikes pequenas empinam muito na subida). 
  • Suspensão: suspensão tanto dianteira quando traseira tem que ter trava, porque pedalar suspas moles faz perder muita energia. Suspas dianteiras tem que ser boas, porque senão quebram. RockShox e Fox são as melhores. As mais simples custam perto de R$ 1 mil e pesam mais de 2 kg. As top de linha passam de R$ 3 mil e pesam aproximadamente 1,4 kg. As mais modernas são tão avançadas que quase "lêem" o terreno e possuem sistemas que travam a suspensão automaticamente.
Outra dica: montar uma bike custa mais caro que comprar uma pronta, mas é o preço de se ter uma bike com os componentes prediletos.
Comprou a bike e agora ? Existem uma série de acessórios que vão te ajudar. Os fundamentais são os de segurança: capacete, luvas e óculos. Capacete eu já quebrei um (relato em http://pedalanimal.blogspot.com/2008/12/pedal-misto-pelos-motas-aparecida-potim.html ), mas podia ter sido minha cabeça. Luvas dá mais firmeza, segurança em quedas e evita calos (eu nunca pedalo sem elas). Óculos evita entrar insetos no olho.
Se você não quer ficar na mão, tenha sempre uma câmara reserva, kit de ferramentas e bomba de ar (também não saio de casa sem esses). Para pedalar à noite, pisca traseiro é suficiente. Para trilhas à noite, farol dianteiro dos bons e pisca traseiro. Caramanhola para poder se hidratar durante o pedal é fundamental. E por aí vai ... (e o bolso também vai ...)
Se após decidir comprar a bike você se lembrar dos bandidos e gatunos que poderão ficar de olho nela, saiba que existe seguro para a magrela (minha bike está segurada).
Já deu para imaginar que sobra assunto e que a compra de uma bike requer um bom investimento, mas o importante é comprar uma que caiba no seu bolso e vai te atender bem. Antes de comprar, procure várias lojas, pesquisa marcas, componentes, preços e converse com quem tem. 
Boas pedaladas !!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Cara você deveria movimentar com mais frequencia seu blog...

Só tópicos bacanas e bem explicativos

Esses blogueiros daqui de SJC deviam aprender com você

Abraços

Alex

Anônimo disse...

Realmente, falta em muitos blogueiros, percepção (dê e para) público, normalmente o comum é sempre, compre o melhor, e o melhor nem sempre é o mais caro, e sim se a intenção é cativar/cultivar as pessoas para mante-las em movimento com suas bikes, dar uma opinião sobre componentes e peças mais baratas e ou comuns é sem sobra de dúvidas plausível de um bom mérito, parabéns e lembre-se:
DESISTIR? JAMAIS!

Anônimo disse...

Realmente, falta em muitos blogueiros, percepção (dê e para) público, normalmente o comum é sempre, compre o melhor, e o melhor nem sempre é o mais caro, e sim se a intenção é cativar/cultivar as pessoas para mante-las em movimento com suas bikes, dar uma opinião sobre componentes e peças mais baratas e ou comuns é sem sobra de dúvidas plausível de um bom mérito, parabéns e lembre-se:
DESISTIR? JAMAIS!

Carlos Costa disse...

Grandes dicas amigão, realmente vão ser muito úteis. Estou em fase de pesquisa para adquirir uma bike nova. Tô quase comprando uma Soul Black Rain, achei linda e falam muito bem dela, o que vc tem a dizer desse fabricante? Abraço

Carlos Costa disse...

Grandes dicas amigão, realmente vão ser muito úteis. Estou em fase de pesquisa para adquirir uma bike nova. Tô quase comprando uma Soul Black Rain, achei linda e falam muito bem dela, o que vc tem a dizer desse fabricante? Abraço

ricardoluiz_ disse...

Muito bom!
Agora é só eu preparar meu psicológico (bolso) e comprar a minha!