domingo, 18 de julho de 2010

Meu bike fit - A prova

No meu último post Meu bike fit eu relatei o bike fit que fiz na minha bike, após sofrer uma hérnia de disco e ficar 4 meses sem pedalar me recuperando. Agendei o bike fit na Anderson Bicicletas para o fim do dia e para melhorar a logística fui de bike para o trabalho, para ir direto de lá. De casa para o trabalho dá uns 5 km com umas boas subidas e cheguei com uma p*** dor nas costas. Do trabalho para a Anderson Bicicletas dá uns 4 km e também cheguei lá com uma p*** dor nas costas. Após o bike fit ainda dei umas pedaladas por Sampa para ir para casa e cheguei quase sem dor nas costas.
Fiquei de tirar a prova outro dia para ver se o bike fit teria mesmo acabo com as dores nas costas durante o pedal, mas nos dias seguintes choveu o tempo todo e fiquei com a bike encostada por mais um tempo até conseguir pedalar.
E foi nesse fim de semana que tirei a prova:

  • Sábado (17/07/2010) fui pedalar até o Parque do Ibirapuera e voltar, o que dá uns 15 kms. Saí de casa, peguei a Av. Indianópolis e até ai tudo bem. Só que o "espírito de porco" baixou e sismei de dar um sprint na descida da Indianópolis após cruzar a Av. 23 de Maio. Suspensão travada, troca de marchas na sequencia e aceleração total, como nos velhos tempos, peguei uns 55 km/h (tá certo que como estou enferrujadaço, consegui manter o sprint por uns 10 segundos só). Parei no semáforo da Av. Ibirapuera e quase não consegui ficar em pé, com as costas travadas (tá certo que exagerei na dose). Fui pro parque, dei umas voltas e voltei pra casa subindo a mesma Indianópolis (agora num ritmo passeio) e cheguei em casa sem dores. 
  • Domingo (18/07/2010) acordei cedo e não sei como arrumei coragem para sair de casa com um tempo feio e um frio danado. Fui pra Vila Olímpia e peguei a nova Ciclovia do Rio Pinheiros, que liga a zona sul a zona "muito mais no sul", acompanhando o fétido e poluído Rio Pinheiros. Muito vento contra, com pneu de cravos para dificultar, percorri 51 kms até voltar pra casa, sem nenhuma dor nas costas.

Veredito: o bike fit fez toda a diferença para que eu pudesse voltar a pedalar e talvez se eu tivesse feito ele antes, não teria tido a hérnia no disco na coluna. Isso foi o que eu precisava para voltar ao pedal, claro que devagar até melhorar meu condicionamento, para não detonar a coluna novamente. Ainda estou fazendo musculação e participando de várias aulas de alongamento, tudo para fortalecer a musculatura lombar e diminuir o esforço na coluna.
Para trilhas, ainda será um novo desafio, já que trepidações e socos na coluna é que podem me prejudicar, mas não vejo a hora de pegar uma terrinha para sujar a magrela e lavar a alma.
A mensagem que passo é que façam o bike fit, para corrigir a postura na bike, evitar uma lesão na coluna ou nos membros inferiores e melhorar o desempenho durante a pedalada.

Nenhum comentário: