domingo, 13 de julho de 2008

Pedal Broca - Clube dos 500 - Aparecida

Quando fizemos o pedal para o Jararaca pelo Broca, saímos da estrada, pulamos a cerca e subimos um morro que nos levaria até a estrada do nosso retorno. Nesse pedal, decidimos continuar a estrada, pela trilha que iniciava no Broca, após um subidão daqueles e uma descida agradável por terra, por uma estrada bonitinha por cima dos morros da região. A foto mostra o morro que subimos da outra vez e que agora decidimos evitar, continuando na estrada.
Passamos pelo tal morro e continuamos pela estrada, fazenda a curvinha fechada à esquerda, seguindo de um pequeno downhill, até darmos de encontro com um monte de vacas no meio da estrada.
A estradinha agora ficava mais plana e seguia passando por diversos sítios até chegarmos ao bairro do Clube dos 500, na margem na Rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. Olhamos no odômetro e o percurso todo deu por volta de 20 km, então decidimos tomar umas cervas no posto Esso da avenida JK. Atravessamos a Dutra pela túnel em frente ao Graal da pista sentido Rio de Janeiro, pegamos a estrada de terra que fica na margem do outro lado, descemos pela Danone - Recinto de Exposições e atravessamos a estrada Guará-Lorena pelo viaduto, no bairro do Engenheiro Neiva. Atravessamos a cidade e durante a cervejinha no posto decidimos ir para Aparecida. Já abastecidos, fomos em direção à basílica, seguindo pelo estacionamento de baixo e subimos para o estacionamento de cima, que fica atrás do ginásio recém construído dentro do terreno da Basílica de Nossa Senhora Aparecida. A subida até o estacionamento é bem íngreme, mas compensa pelo visual da região lá de cima.
Após um rápido descanso, umas barrinhas e uns goles de Gatorade, retornamos para Guará, chegando em casa já de noite.
Classificação:
- Dificuldade: médio (trecho rural) devido a subida inicial íngreme e longa no início da trilha
- Distância: 42,3 km
- Visual: Paisagem de altitude e belo visual da região (trecho rural) e belo visual da basílica e da cidade de Aparecida (no estacionamento de cima)
- Percurso: estrada de terra com muitas curvas e pedras, com desnível médio
- Tipo: passeio curto com algumas subidas e alguns trechos de downhill (trecho rural) e pedal urbano bacana (trecho urbano)
A seguir seguem a altimetria, o mapa e o percurso do Google Earth em tilt.