segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Matéria publicada na revista Eco Rodovias

Quando estávamos fazendo a Travessia de Castelhanos em Ilhabela fomos entrevistados por uma jornalista para uma matéria da revista Eco Rodovias sobre as belezas naturais e aventuras em Ilhabela. A revista saiu em abril de 2011 e a página da matéria encontra-se abaixo:
Mais informações e o download dessa edição e de outras edições podem ser realizados no link: http://www.revistaecorodovias.com.br/Editorial.aspx

domingo, 13 de novembro de 2011

UltraMTB em Pindamonhangaba

No dia 30 de outubro rolou a primeira etapa da UltraMTB em Pinda, organizada pelo nosso amigo Irineu Pinto. A prova é a primeira de várias etapas e está dividida em 3 categorias: Light (25km), Sport (45km) e Pró (65km). Eu participei da Sport.
Devido a uma tempestade que caiu em Pinda na véspera, a largada atrás do carro da organização aconteceu com um pequeno atraso em frente à praça do Quartel, no centro do cidade. 
A largada pra valer mesmo aconteceu a 5 km dali, no início do trecho de terra.
Logo no início encontramos a primeira subida, uma daquelas subidas estilo single track no meio do mato  impossíveis de pedalar. 
Após o "empurra-bike" morro acima veio uma descidinha boa que emendou o resto do trecho de single-track. 
Apesar da chuva ter castigado a cidade, não havia muito barro na trilha, apenas algumas poças d'água e galhos.
A restante do percurso foi relevo mediano, com destaque para a terceira e última subida, mais forte que as anteriores, mas pedalável. O visual da prova era fantástico, com as montanhas da Serra da Mantiqueira na nossa frente. 
Vencido o trecho montanhoso, havia mais 20 km de trecho plano pela frente, primeiro margeando uma estrada vicinal do município, depois no meio de uma arrozal, até a chegada no fim da trilha, uns 3 km da praça do quartel.
A entrega de medalhas e finalização oficial do evento foi mesmo na praça do quartel, lugar da largada.
A prova foi legal, em uma cidade que apesar de bem próxima de onde eu estava acostumado a pedalar, nunca havia pedalado, sem falar na companhia do pessoal de Sampa, que apareceu em peso. 
A seguir, o de sempre ...

Obs: No mapa acima, a largada com cronometragem ocorreu em Lap1 e a chegada em Lap2.

sábado, 12 de novembro de 2011

Trilha do Macaco Loco em Mairiporã

Quem criou esse trajeto foi o Carlão, do Aces High Bikers de Sampa, já que ele possui uma propriedade próxima ao início da trilha, em Mairiporã.
Distante aproximadamente 60 km de São Paulo, essa cidade é bem conhecida pelos bikers pelas trilhas, com bastante subida pelos morros da região.
A trilha começa na parte alta e desabitada da cidade, acessível através de umas big subidas de asfalto. O início de fato se dá em uma porteira, que dá passagem a uma estradinha de terra e mato, quase no fim da rua.
A estradinha logo se transforma em um single track com erosão, que em alguns pontos exige um certo cuidado na passagem. 
Vencido o trecho inicial de descida, logo aparece a primeira subida, com um pouco de pedras, que é vencida sem muita dificuldade. 
A paisagem da cidade pode ser apreciada de vários pontos da trilha. O percurso é bem bacana e podemos apreciar o visual do lago, já que estamos bem próximos a ele.
O pedal continuava com uma descida forte seguida de uma subida bem forte, com alguns trechos um pouco sofríveis, já que o calor começava a bater. Mais uma descida, agora de frente para o lago com um visual animal e já começaríamos o trecho plano. Essa descida era bem rápida mas cheia de pedras soltas e com algum tráfego de carros. 
Logo no fim da descida, chegamos no melhor momento do pedal, quando encontramos a cachoeira, acessada através de uma pequena estradinha. A água estava na temperatura certa para nos refrescar devido ao sol de "rachar o côco" que fritava nossas cabeças.
Voltando ao pedal, um logo trecho plano nos levava ao asfalto e para completarmos a volta, deveríamos subir a pior de todas as subidas até o início da trilha. Nesse momento meus freios voltaram a dar problemas e tive que parar. Um tempo com a bike de "cabeça para baixo" amenizou o problema. Logo voltei a pedalar na subida e consegui seguir até o fim e mesmo com o freio travando as rodas por vontade própria fechei a volta de 19km do circuito proposto pelo Carlão. Pelo menos tive uma boa desculpa para não enfrentar mais uma volta com o restante do pessoal debaixo do sol quente.
Depois desse pedal criei vergonha na cara e mandei arrumar os freios da bike ...
A seguir, o padrão: Garmin Connect, altimetria e Google Earth.