domingo, 28 de novembro de 2010

Pedal para a Serra da Cantareira - Velhão

Domingão de sol, depois de uma onda de frio e chuvas, rolou um pedal que eu estava querendo fazer a um tempão: para a Serra da Cantareira, em São Paulo.
Esse pedal foi agitado pelo Pei, do grupo que eu pedalo em Sampa, os VCPedala? ou VCPs. 
Pouco depois das 8:00 horas da manhã saímos em 3 bikers do Posto BR da Avenida República do Líbano (onde fica a Temakeria, nosso ponto de encontro). Pegamos a Avenida Brasil, Avenida Sumaré, atravessamos o Rio Tietê, Avenida Engenheiro Caetano Álvares e a Estrada de Santa Inês. No início dessa estrada, passamos pelo Horto Florestal, onde começam as subidas e continuando ela, chegamos na divisa de municípios entre São Paulo e Mairiporã. Um aviso importante é que a maioria do trecho dessa estrada é sem acostamento, então deve-se ter muito cuidado já que os carros passam bem próximos aos ciclistas. Em outras palavras, não aconselhável para novatos no pedal.
No meio do caminho fizemos algumas paradas, já que o calor estava aumentando e paramos para beber uma água e comer umas barrinhas. Logo na divisa de municípios chegamos ao Velhão, complexo que reúne um restaurante, lojinhas, sorveteria e uma espécie de antiquário. 
A idéia inicial era irmos um pouco mais longe, talvez chegando ao Dib Restaurante, que fica no outro extremo da serra, então continuamos a subida. Paramos para obter informações de como chegar e achamos a rota no GPS, mas como ia demorar muito, desistimos de ir ao Dib e decidimos subir por mais alguns quilômetros até o ponto mais alto. Quando chegamos a 1111 metros de altitude, vimos que ia começar a descida e decidimos voltar. Voltamos ao Velhão onde paramos para tomar o tão esperado café da manhã. 
Por R$ 20,00 por cabeça, pagos na entrada, tomamos um farto café da manhã no local, que é muito agradável por sinal. 
Depois de muita comilança e um bom bate papo, resolvemos voltar ao pedal, de volta a São Paulo. Com uma bela preguiça e um sol de torrar a cabeça, iniciamos a descida da Serra. Um caminhão enguiçado na pista de subida me fez fritar os pneus para frear atrás de um carro que estava descendo e teve que parar por causa da pista dupla que se formou na estrada. Mais à frente, outro acidente entre 2 carros na subida. Logo avisto um pequeno mirante com vista para a favela local onde parei para tirar umas fotos. O lixo jogado às margens da estrada foram presentes em boa parte do trajeto.
Um trecho de subida e depois mais descida até chegarmos à Avenida Voluntários da Pátria, que escolhemos para variar o caminho de volta. Pouco depois das 13:00 horas, com um calor beirando o insuportável atravessamos a Avenida do Estado e chegamos na Ricardo Jafet, onde o Pei agitou o fechamento do pedal: Barraca do Zé tomar um açaí, que foi aceito na hora !
Subimos a eterna Avenida Miguel Stéfano sonhando por um açaí geladinho até que chegamos, por volta das 14:00 horas. Parecia um Oásis no meio do deserto.
Depois de muito açaí, fui para a casa, onde um bom banho gelado me esperava.
O pedal deu 68 km e logo iremos fazer outro caminho para o lado da Serra da Cantareira, já que vimos que existem muitos lugares legais por aquelas bandas. Em breve postarei o vídeo do pedal.
Abaixo a altimetria, a captura do Google Earth da subida da serra e detalhes da minha área do Garmin Connect.

Nenhum comentário: