quarta-feira, 7 de abril de 2010

Hérnia de disco - Como esse problema pode te deixar de molho

Nos últimos meses não tive muita sorte no pedal. Antes do fim de 2009 tive um problema no joelho direito, que me deixou mais de um mês parado, mas foi sanado com anti-inflamatórios. Após o GP Raveli, depois do carnaval, logo quando eu já estava entrando no ritmo novamente, foi diagnosticado um problema que certamente vai me afastar um tempão do pedal: uma Hérnia de Disco.

Um pouco antes do Ravelli comecei a sentir dores na coxa esquerda. Corri o GP numa boa, mas dias depois o problema piorou e após exames, um RX no quadril e uma Ressonância Magnética na coluna, foi diagnosticado que o disco entre as vértebras L5 e S1 estava detonado.

Mas o que é esse trem ??? Hérnia é o termo usado na medicina para algo que vaza, estoura. E o disco que estourou é nada menos que um disco cartilaginoso que existe entre as vértebras da coluna, responsável pela sustentação do corpo e flexão da coluna. O problema não é o disco em si, mas quando ele estoura, parte do tecido sai do seu núcleo e começa a pressionar os nervos que passam próximo e nesse caso, nervos da minha perna esquerda.
Os sintomas são dores terríveis apenas na perna. No meu caso, quando caminho ou fico em pé, mas tem pessoas que não conseguem deitar ou não conseguem ficar sentadas. A figura abaixo é a minha ressonância e o círculo vermelho, onde está detonado (o que vazou).


As causas são má postura (sentar torto, se esparramar no sofá, essas coisas), excesso de esforço na coluna (como carregar peso), excesso de peso corporal, traumas na coluna e a prática exagerada de esportes físicos (talvez seja o meu caso). Sempre me preocupei com meu sistema cardio-respiratório, sempre tive gás para chegar nos lugares, mas meu corpo nem sempre teve a atenção merecida.

A solução é fisioterapia e acupuntura. Se não resolver pode-se tentar quiropraxia, nucleoplastia e outras técnicas. Senão resolver mesmo assim, só cirurgia. E depois de resolvido, ainda existe chance de ter que parar com o esporte, principalmente esportes de impacto ou que forçam a coluna.

Por isso, para evitar ter uma lesão na coluna para quem pratica ciclismo, tenha em mente duas coisas:
- Fazer um bike fit para ajustar a bicicleta corretamente ao corpo sem forçar a coluna;
- Contar com um profissional de educação física (personal trainer, preparador físico, etc) para preparar o corpo para receber a carga que você aguenta colocar nele. Isso envolve fortalecimento muscular, alongamento correto, etc.

Agora que eu aprendi a lição, logo que me livrar dos sintomas (Hérnia de Disco é para a vida toda), vou procurar fazer os dois itens aí que citei ...

18 comentários:

Unknown disse...

Ea Romulo, mellhorou?

Cara eu era esportista assiduo e agora ja estou na beira da cirurgia (ernia tambem)...Gostaria de saber se vc melhorou, oque fez... Se aconselha algum medico...

obrigado.

Unknown disse...

Ea Romulo, mellhorou?

Cara eu era esportista assiduo e agora ja estou na beira da cirurgia (ernia tambem)...Gostaria de saber se vc melhorou, oque fez... Se aconselha algum medico...

obrigado.

Romulo Coelho Spiridigliozzi disse...

Carlos, estou bem melhor. Agora só tenho dores leves nas costas de vez em quando. Ainda estou na acupuntura e na semana que vem estarei entrando numa academia. A bike vai ficar encostada mais um mês. Estou 3 meses sem fazer esportes, mas estou tendo paciência para lidar com a situação, já que é um problema sério. Cuidado, porque cirurgia é para pouquíssimos casos de hérnia. Se for operar procure um bom neurologista / neurocirurgião. Boa sorte e abraços.

Henrique Amorim disse...

Fala Romulo, pesquisando no google achei seu blog!
Estou com um problema muito semelhante ao que vc teve! Sou ciclista tb e em maio fiz uma ressonancia e fui diagnosticado com uma pequena hernia em L4-L5 e uma minima hérnia em L5-S1... Já tomei vários anti-inflamatórios, analgésicos, fiz fisioterapia e praticamente senti uma melhora de uns 20% somente! Estou muito desanimado com tudo isso, pois ja nao pedalo há 2 meses e pelas dores que sinto acho que vai demorar um certo tempo ainda para aliviar! Entao gostaria de saber qual foi o tratamento que vc mais teve melhoras, o que vc recomenda, pois já cansei de ir em vários médicos e eles só me receitarem remédios e mais remédios.

Abraços Henrique

Romulo Coelho Spiridigliozzi disse...

Olá Henrique. Comigo também fisio e medicamentos praticamente não deram resultados. Acupuntura também não ajudou grande coisa. O negócio mesmo é ter paciência e esperar a inflamação passar pois os sintomas vão embora (pelo menos no meu caso foi assim) e no meu caso foi 1 mês de espera, esse tempo sem conseguir ficar em pé sem dor. Já se passaram mais de 2 anos e convivo com o problema muito bem. Uns 4 meses depois da hérnia ter começado entrei numa academia, comecei a fazer aulas de pilates (na academia mesmo), fiz um bike fit e voltei a pedalar (uns post mais para frente deste você vai achar algo sobre o bike fit). Hoje pedalo tão bem como antigamente, mas de vez em quando aparecem umas dores nas costas que incomodam, principalmente em subidas muito longas. Qualquer erro na postura, no dia-a-dia e minha coluna manda um recadinho em forma de dor, seja sentado errado no trabalho, seja com o corpo para frente na pia do banheiro. Mas o negócio é aprender a conviver com isso e não desanimar. Boa sorte com sua recuperação.

Romulo Coelho Spiridigliozzi disse...

... e vou frisar, musculação e pilates, principalmente pilates, são fundamentais para minha saúde e para eu continuar no esporte.

Unknown disse...

Cara, me identifiquei totalmente com o seu problema. Tambem sou ciclista e participo de alguns passeios e tambem do GP Ravelli. Quer dizer que nao precisou operar? Isso me dá uma esperança em voltar ao pedal em breve, tao logo passem as crises de falta de sensibilidde na perna direita. Abraços, Marcio

Unknown disse...

Tenho hernia lombar e fiz rizotomia. .estou praticamente zerado. .Além de ser rápido e minimamente invasivo. .a recuperação levou em média 20 dias. .

Unknown disse...

Não opera procura a acumputura veras que é otimo vai por mim.

DIEGO LOPES disse...

Vasculhando a net aqui encontrei esse post. Tenho 25 anos apenas, competia na modalidade speed/elite. No início desse ano, já na véspera das minhas principais competições, já estava em uma ótima forma e senti forte dores nas costas, a ponto de nem conseguir levantar da cama por uns dois dias. Procurei um ortopedista e fiz uma ressonância. Descobri uma hérnia de disco em um estágio bem avançado na L4-L5 (Lombar), detalhe que nunca havia sentido nada antes. Fiquei com a cabeça muito bagunçada quando soube, e até hoje estou, pois o ciclismo é uma coisa que amo fazer, desde a infância. Desde então, são 4 meses com a bike encostada, ainda sentindo dores. Fiz acumpultura e Sessões de fisioterapia mas não senti melhora significante. Comecei agora com o pilates. Espero que melhore e eu possa voltar a pedalar um dia. Triste ver a bike parada e servindo de cabide. O ciclismo pra mim é muito mais do que um esporte, é um estilo de vida! Melhoras a todos!

Unknown disse...

Gostaria de compartilhar minha experiência positiva com um tratamento para hernia de disco, tenho apenas protusão na L5-S1, mas o tratamento que tive mais resultado, e fiz vários, foi a maca de tração. É um equipamento de fisioterapia onde você fica sendo puxado pela máquina, pelo quadril enquanto seu tronco fica preso na maca, daí descomprime o disco... Melhoras e bom pedal a todos...

william andrade disse...

ola Rômulo, gostaria de saber se você ainda pedala, e se pedala igual antigamente, e se sua lesão evoluiu? obrigado

Romulo Coelho Spiridigliozzi disse...

Pedalo sim, da mesma forma.

DANIEL TAVARES disse...

olá romulo gostaria de saber se sua lesão evolui com a pratica do mtb? e se você usa bike full? e se participa de competições ou só pedala por hobby, também sou ciclista e estou com o mesmo problema.

Romulo Coelho Spiridigliozzi disse...

Olá Daniel. O MTB não piora minha lesão. Acho que o que mais atrapalha é a falta de praticar MTB em epoca que não pedalo muito. Também corro, mas minhas pernas sofrem mais que minha coluna. Uso hardtail e speed e nunca tive full. Já participei de algumas competições mas não curto muito.

RONALDO K. disse...

Romulo, bom dia!

7 anos e meio após tua postagem, hoje tu estás pedalando? Sente muitas dores na coluna ainda? Tenho o mesmo problema desde 2013, nossa ressonância é muito semelhante, pois minha hernia tb estourou para dentro da medula. Tem vezes que incomoda. Sempre dá sinal de vida a tal de hernia. Comecei a pedalar em julho do ano passado e me deu uma crise (travamento) depois de dois anos neste mês de janeiro. Detalhe: eu não estava pedalando.
Mês que vem farei o bike fit, o meu fisioterapeuta sempre me cobrou fazer. Qual foi o tratamento que mais te ajudou? Musculação Pilates ou outro. Obrigado pela postagem.

Romulo Coelho Spiridigliozzi disse...

Olá Ronaldo. Estou quase zerado. Dor nas costas só de postura ruim na cadeira ou dependendo do volume de corridas. Na bike raramente tenho problemas. Bike fit e fortalecimento da lombar (com musculação, pilates ou outro método) é essencial.

Anônimo disse...

Olá Rômulo ainda continua pedalando, com que frequência pedala, sente dores ao pedalar? Sua hérnia piorou ou estabilizou?