quarta-feira, 18 de abril de 2012

Trekking na Chapada Diamantina - Guiné ao Vale do Capão

Em abril enfim consegui realizar mais uma aventura, em um dos destinos mais desejados de ecoturismo no planeta, a Chapada Diamantina. Aqui vou postar o trekking que fiz por lá, do vilarejo de Guiné até a Vila do Capão, passando por um dos cartões postais da chapada, o Vale do Pati.
De início pensamos em fazer um passeio autônomo, com GPS na mão e sem contar com agências, mas como vimos que a logística é difícil, optamos pelo "conforto" da agência.
No primeiro dia, a agência nos levou até o Guiné e o carro nos deixou no pé da montanha, no início da trilha Guiné - Pati.
 Após subirmos as gerais (serra), fizemos uma pausa para banho e lanche no Rio Negro ...
... logo após retornamos à caminhada para logo chegarmos ao Mirante do Pati, ou também chamado de Mirante da Ruinha, donde se tem uma belíssima visão do Vale do Pati e suas montanhas. Lugar fantástico !!!
Depois de um bom tempo de contemplação retornamos à caminhada, descendo a ruinha e subindo o morro até a casa da Dona Maria, moradora nativa do Pati que hospeda os aventureiros. 
Incrível a visão do lugar, no meio do Pati, cercado pelas suas belas montanhas, isolado da vida moderna, mas com cerveja gelada graças à geladeira a gás. Alíás, as poucas casas do Pati são acessadas apenas por trilha, tem energia elétrica apenas por painel solar, que ilumina apenas os banheiros e nenhum meio de telecomunicação. Tudo que chega lá, de botijão de gás à comida vai por mula. E a comida de roça é muito boa, excelente para recarregar as energias no fim do dia. 
No segundo dia, com o tempo encoberto após a chuva da madrugada, iniciamos a caminhada para conhecermos o interior do Vale do Pati. Iniciamos a subida do Morro do Castelo, subida intensa de aproximadamente 1 hora que nos leva à gruta do Castelo e a um mirante com outra bela vista do Pati. 
Descendo a trilha de volta, subimos o riozinho quase seco em direção à Cachoeira do Funil, percurso também de aproximadamente 1 hora. 
Após banho e lanche, retornamos à casa da Dona Maria, tomamos umas cervejas, pegamos as coisas e fomos para a casa da Dona Léia, outra moradora nativa da região. 
No último dia, saímos cedo, subimos as montanhas em direção à Igrejinha, outro ponto de hospedagem do Pati. 
Depois da pausa seguimos para as Gerais do Vieira, em direção ao Vale do Capão. Este último dia tinha o percurso mais longo, só que com boa parte do trecho plano nas gerais. 
A pausa para o lanche aconteceu no Rancho, ponto de parada dos camponeses da região. Após mais uma longa caminhada avistamos o Vale do Capão, outro vale fantástico da chapada, onde situa-se o vilarejo do Capão, reduto hippie da chapada. 
Descendo o vale chegamos à última cachoeira do trekking, a Cachoeira das Angélicas, onde também aconteceu uma pausa para banho, para logo chegarmos ao nosso resgate. 
Antes do retorno para Lençóis, fizemos uma pausa na vila do Capão e chegamos à pousada já no início da noite.
O percurso foi sensacional, com belas paisagens e uma caminhada de nível médio de técnica e dificuldade. Fomos leves, com uma mochila de 30 litros e as hospedagens na casa de nativos evitam termos que levar barraca, comida, etc. Esse trekking é para curtir. 
Os destaques ficam para a beleza do lugar, a comida nas casas dos nativos e os guias, que são muito figuras. Muitos deles ainda cruzamos outras vezes durante nossa aventura na chapada. Dentre as várias opções que tínhamos de roteiro de trekking, tenho certeza que escolhemos a melhor.
A seguir, percurso realizado:
Percurso total no Google Earth:
 
Destaque para o percurso no Vale do Pati:
A seguir, o videozinho que fiz da aventura:
 

2 comentários:

Caio Coutinho disse...

Massa Pedal Animal !!! Tirei muitas dúvidas da minha trip por lá, valeu pelos pontos de gps e relatos ... Vamos fazer a travessia de 7 dias de MTB pela chapada ... Abs, Algumas Histórias

Caio Coutinho disse...

Massa Pedal Animal !!! Tirei muitas dúvidas da minha trip por lá, valeu pelos pontos de gps e relatos ... Vamos fazer a travessia de 7 dias de MTB pela chapada ... Abs, Algumas Histórias