segunda-feira, 6 de julho de 2009

Trilha em Paraibuna até o mirante (trilha dos Remédios)

Não aguentando mais de tremedeira, resultado da falta de uma trilhinha de bike, resolvi agitar um pedal com o Xoxota, de São José dos Campos. Sugeri uma trilha que tinha pego da internet com pouco mais de 40 km e 600 mts de desnível em Paraibuna, região que eu já havia pedalado antes.
Trilha no GPS, bike no carro, gripe no corpo (isso mesmo, eu havia pego uma gripe leve na véspera, no sábado) e vamos nessa. Perdi a hora, mas cheguei rápido em Paraibuna. Paramos o carro num supermercado na entrada da cidade, equipamos e lá pelas 9:00 horas já estávamos pedalando.
Seguimos pela rodovia dos Tamoios por alguns poucos quilômetros e logo saimos da estrada num posto/lanchonete para pegar uma estradinha de terra. O tempo estava bom, com um belo sol e um pouco de frio ainda e a estradinha tinha um visual bacana. Os primeiros quilômetros foram de poucas subidas e como eu estava meio gripado e o Xoxota meio enferrujado, fomos num ritmo tranquilo, com algumas paradas para água e fotos.
Logo avistamos o que nos esperava: a grande subida. O trajeto se resumia a um percurso oval do tipo ida e volta por caminhos diferentes onde haveria a subida/descida a uma montanha, de 1200 mts de altitude.

Com marcha leve e muita pedra no caminho, enfrentamos a subida, que se tornava cada vez mais inclinada. Um quase tombo e eu desci da bike. Na subida mesmo voltei para o selim (coisa difícil em subida muito inclinada e usando sapatilha/clips) e continuei. Logo venci a primeira parte e cheguei às terras da Suzano (a mesma dos papeis A4 ...).
Pausa para água e logo voltamos ao pedal, subindo novamente as estradinhas dentro da plantação de eucaliptos da região. Chegamos no ponto de retorno, podendo optar entre subir mais um pouco até o pico do morro ou seguir para Paraibuna e claro que decidirmos subir os 500 metros restantes.
Esse foi o pior trecho da subida, já que era o mais íngreme, com mais pedras e cheio de valetas. Aguentei em cima da bike o máximo que consegui, mas próximo do fim da subida umas rochas lisas me fizeram empurrar. Pronto, chegamos ao cume.

Que lugar fantástico !!! O cume era uma grande rocha, onde haviam umas KTs com torres de telecomunicações e uma grande cruz, a 1205 metros de altitude.

De lá podia se avistar toda a região e as represas próximas. Esse lugar rendeu um bom tempo de admiração e claro, descanso.

Fiz um videozinho também que já está no Youtube

Após muita água, comidinhas e muitas fotos, iniciamos a descida. O Xoxota foi na frente descendo à milhão a parte foda do downhill e eu fui atrás. Só acelerei mesmo na parte regular da descida, que é minha especialidade. Como tudo que é bom dura pouco, logo a descida acabou. Continuamos o retorno por trechos de subida, planos e de descida, onde cruzamos algumas belas cachoeiras da região.

Logo chegaríamos em Paraibuna, onde colocamos as bikes no carro e tomamos uma cervejinha para logo retornarmos para casa no domingão.
A seguir estão o mapa da região, uma captura do Google Earth em tilt com detalhe para a região montanhosa e a altimetria.


O link do Gamin Connect com os dados do pedal estão em http://connect.garmin.com/activity/8025099

A trilha em formato .gpx pode ser baixada em http://romulocsp.googlepages.com/Paraibuna05-07-09.gpx

Ainda acabei me empolgando e fazendo uma comparação da foto no mirante com a imagem do Google Earth. Ficou legal ...