quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Pedal no carnaval

Não há nada melhor que aproveitar um feriado prolongado, que na realidade não é feriado (mas poucos sabem disso), para pedalar. E claro, fomos fazer mais uma trilha na região de Guaratinguetá - SP, minha cidade natal e que está situada numa região belíssima, perto de vários lugares fantásticos. Nessa trilha, optamos em ir para o lado da serra da Mantiqueira em direção ao sul de Minas, mas ficamos só na direção, porque para cruzarmos a divisa do estado precisaríamos de maior planejamento, alforges, comida e claro, mais fôlego.
Bike preparada com GPS (pode parecer exagero, mas o brinquedinho além de ser útil na navegação é o maior barato), água gelada na mochila de hidratação e com alguns suplementos, saimos por volta das 8:00 horas do sábado e seguimos em direção ao bairro da Colônia do Piagui. Tentamos achar uma estradinha que margeava o Rio Paraíba do Sul, mas entramos sem querer numa propriedade onde fomos bem mal recebidos por uma dúzia que cães um pouco anti-sociais. Após algumas divergências de caminho (que foi decidido lá mesmo), optamos pegar a direção rumo a cidade de Lorena. A estrada quase plana e de terra satisfazia minha ansiedade por um trilhina de terra, que permitia desenvolver uma velocidade razoável e curtir o visual das fazendas da região.
O relevo ia se alterando e com isso apareciam algumas subidinhas, vencidas facilmente e claro, algumas descidas, onde dava para subir um pouco a adrenalina.




O sol forte começava a castigar, mas não sei o porquê, decidimos ignorar a entrada para a estrada que nos levaria para Lorena e decidimos ir adiante, em uma estrada que não tinha no meu GPS. Em sabia que estávamos na direção da serra, mas não fazia idéia de onde a estrada ia nos levar e depois de aproximadamente uns 7 km avistamos uma igrejinha em reformas e mais para a frente demos com uma porteira fechada. Já castigados pelo sol decidimos voltar e para não fazermos exatamente o mesmo caminho, pegamos uma estradinha rumo a estrada dos Pilões.
Para minha surpresa, a estradinha passava por algumas plantações de arroz e que utilizavam um grandioso sistema de irrigação, que renderam algumas belas fotos.




Chegando na estrada do Pilões, já na sua parte asfaltada não demorou muito para retornarmos do passeio e claro no primeiro bar que achamos, mandamos uma gelada, mais que merecida para abrir o carnaval com chave de ouro.
A seguir segue o tracklog do GPS e o perfil altimétrico da trilha:




Photobucket